08


foto: SRF


LUZES DA NASCENTE


  • Local: Volta do Duche / Nascente

A água comporta-se como um gravador líquido suscetível de receber, memorizar e transmitir vibrações eletromagnéticas. Supõe-se a existência de micro-clusters na água, de moléculas sensíveis a campos vibratórios, capazes de armazenar e memorizar informação, mesmo após a depuração do líquido. Será num fluir constante que a performance emerge, a água é a matéria em que a natureza prepara os castelos do sonho. E os rios são fluxos do pensamento, sangue e água que nos conduzem a inquietações como: pode a tecnologia ajudar a natureza?
A performance acontece diariamente, às 22H15, na15 Volta do Duche. Para além da coreografia e encenação performática, esta instalação será criada a partir de materiais reciclados (globos, luminárias, mangueiras, etc).


JEAN MARC DERCLE


  • França

Jean Marc Dercle nasceu em Paris (França) em 1968. É cenógrafo/construtor, criador e músico. Na década de 90 incorpora ativamente o movimento das Artes de Rua em França.
Inicia em 1999 um trabalho com a Comp.ª Ici Même (cenografia e surpresa urbana). Em 2000, funda a Piajio-associação cultural, onde assume as funções de diretor artístico. Foi também diretor artístico de criações como As Vitrines (criação em montras para Porto 2001), Incrível Tasca Móvel (instalação/espetáculo - CCB e Festival Internacional de Marionetas do Porto), O’queStrada (projecto musical de itinerância nacional e internacional) e Incrível Club (espaço de criação e laboratório no antigo cinema da Incrível Almadense).
Paralelamente, funda a Oficina Pablo que se dedica à criação do design de recuperação e onde aplica as várias artes e técnicas desenvolvidas, um projecto pessoal com base no conceito de Arte Útil onde criou a gama OVNI (objetos versáteis não identificados) assim como candeeiros mutantes.