BIP – BRIGADA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
- Local: Todo o percurso do festival
Á noite podemos ver coisas incríveis! E descobrir caminhos improváveis…
A missão da B-I-P! é lutar contra a escuridão e contra o excesso de luz. Iluminar a vila esquecida, salvar becos da escuridão, ruas, edifícios, escadinhas, varandas e pessoas.
A B-I-P cria cenas efémeras e espetaculares que nos farão pensar, sonhar e tremer!
A brigada de luz acompanhou também as cartografias guiadas.
JEAN MARC DERCLE
- França
Jean Marc Dercle nasceu em Paris (França) em 1968. É cenógrafo/construtor, criador e músico. Na década de 90 incorpora ativamente o movimento das Artes de Rua em França.
Inicia em 1999 um trabalho com a Comp.ª Ici Même (cenografia e surpresa urbana). Em 2000, funda a Piajio-associação cultural, onde assume as funções de diretor artístico. Foi também diretor artístico de criações como As Vitrines (criação em montras para Porto 2001), Incrível Tasca Móvel (instalação/espetáculo - CCB e Festival Internacional de Marionetas do Porto), O’queStrada (projecto musical de itinerância nacional e internacional) e Incrível Club (espaço de criação e laboratório no antigo cinema da Incrível Almadense).
Paralelamente, funda a Oficina Pablo que se dedica à criação do design de recuperação e onde aplica as várias artes e técnicas desenvolvidas, um projecto pessoal com base no conceito de Arte Útil onde criou a gama OVNI (objetos versáteis não identificados) assim como candeeiros mutantes.