MapearNocturnos©Isabel Braga


foto: Susana Paiva


MAPEAR NOTURNOS (WORKSHOP)


  • Local: Percurso do festival (entre o MU.SA e a Quinta da Regaleira).

Propõe-se, com este workshop de Desenho, a descoberta das luzes e sombras de Sintra, de noite ou ao entardecer. Através da interpretação e do registo de aspetos da sua paisagem natural, mas também urbana. Definindo-se previamente uma área de intervenção/deambulação, o desenho à vista a realizar apelará a várias técnicas do desenho, entre o fundo e a figura, entre a fusão ou o contraste entre o claro/escuro, no que se descobre de cintilante, de difuso ou de escuridão, para uma semântica noturna da vila, em mapeamento individual e coletivo.

O noturno reinventa outra visibilidade, promove novos estímulos na descoberta e interpretação do espaço e questiona as aparentes constantes da diurnidade. Reinventa-se deste modo a experiência do lugar, nas surpresas em novos acercamentos implementados pela dilatação do regime dos outros sentidos, a sentir e a explorar pelo Desenho – e a constituir em pequenos álbuns e respetiva mostra do trabalho realizado pelos participantes mapeadores.

Os workshops Aura cumprem, no quadro do Festival, uma função muito concreta: abrir espaço à experimentação, ao diálogo prévio entre interessados, à discussão interdisciplinar e sobretudo à formação de uma massa crítica que possa dar o seu contributo para projetos-luz que surjam no imediato ou a médio-longo prazo.

Com o seu enfoque num ambiente convivial, não hierarquizado, de grande responsabilização individual, porém centrada no prazer da aprendizagem desinteressada, os workshops visam dar uma rara oportunidade a jovens profissionais, estudantes, curiosos da cultura e do urbanismo e, de uma maneira geral, qualquer pessoa que se interesse por participar nos destinos urbanos de forma criativa: a de desenvolver projetos concretos a partir da luz como metáfora operativa, num trabalho coletivo em que frutifiquem os contributos conceptuais, teóricos, práticos e experienciais de criadores, técnicos e pensadores de méritos reconhecidos.

O AURA, enquanto plataforma de ação para além do âmbito restrito da organização do Festival, tenta implementar, sempre que possível, as ideias desenvolvidas, respeitando os projetos e seus líderes em ações que revelarão o melhor desta experiência pedagógica: a imaginação tornada intervenção concreta, graças a uma série de apoios estratégicos e boas vontades, com destaque para as da Câmara

Municipal de Sintra e as várias instituições culturais sedeadas no Concelho de Sintra.


AURA FESTIVAL


  • Portugal

Ana Santos Guerreiro
Professora auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, no âmbito do Desenho e Comunicação Visual. Doutoramento em Comunicação Visual pela mesma Faculdade (FAUL/FAUTL, 2009). Pós-graduação em História de Arte pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Belas Artes, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Trabalha e investiga em Arquitectura, Artes e Comunicação Visual, entre a relação e a síntese de processos e media artísticos e de comunicação. 

Samuel Roda Fernandes
Vive e trabalha em Lisboa (Portugal). Licenciado em Arquitetura pela FA-UTL em 1986, doutorado em Reabilitação Arquitectónica e Urbana pela Universidade de Sevilha. Professor da cadeira de Desenho II no curso de Arquitetura da Universidade Lusíada de Lisboa, colaborou no GNI-UTL, com a A.D.R. – Agência de Desenvolvimento Regional, Lda., e com a Fundação Castelo do Crato. Foi membro da direção da Extra]muros[ e da Criaactividade, onde desenvolveu vários projetos culturais. Coordenou e participou na “Lisboa – Capital do Nada”, “Luzboa – Bienal Internacional da Luz em Lisboa”, “Projetos-Memória XXX Anos – As Operações SAAL”, bem como em vários ateliês e workshops nacionais e internacionais nas áreas da Luz e Iluminação, Arte Pública, Desenho Urbano e Mobilidade. Foi presidente do Centro Português de Iluminação. Atualmente é o investigador responsável do Social Light Lab do CITAD, Universidade Lusíada de Lisboa, é presidente da Criaatividade Cósmica – Associação Cultural e co-diretor do AURA Festival em Sintra.