EGO
- Local: Foyer do MU.SA (Museu das Artes de Sintra), Av. Heliodoro Salgado
Na psicologia, o estágio do espelho descreve a formação do Ego através do processo de objetificação, sendo o Ego o resultado de um conflito entre a aparência visual percebida e a experiência emocional. Essa identificação é o que o psicanalista Jacques Lacan denominou de alienação.
A instalação interativa EGO inverte esse processo de alienação, aumentando e deformando as imagens traduzidas pelos movimentos dos espetadores atuantes.
KLAUS OBERMAIER
- Áustria
Há mais de 20 anos que o artista de media, diretor, coreógrafo e compositor Klaus Obermaier cria obras inovadoras de artes cénicas, música e instalações.
As suas performances intermedia e instalações artísticas são exibidas em festivais e teatros em toda a Europa, Ásia, América do Norte e do Sul e Austrália, onde é aclamado pela crítica e pelo público.
Trabalhou com os dançarinos do Nederlands Dans Theatre, Chris Haring, Robert Tannion (DV8) e Desireé Kongerød (S.O.A.P. Dance Theater Frankfurt) e compôs para conjuntos como Kronos Quartet, German Chamber Philharmonics, Ensemble de Arte de Chicago, Balanescu Quartet, entre outros.
É professor-visitante de artes interativas e performances na Universidade IUAV de Veneza / Itália, desde 2006, e na Universidade Babes-Bolyai em Cluj-Napoca / Romênia, desde 2013. Vive atualmente entre Viena, Barcelona e Veneza.